>> Uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard - ABC dos viajantes

Uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard


Se você é daquelas pessoas apaixonadas por perfumes e tem curiosidade em conhecer uma fábrica de fragrâncias, esse post é para você.

Fomos até a cidade de Grasse, que é conhecida por ser a capital dos perfumes na França. Apesar de não estar no litoral, a cidade de Grasse faz parte da famosa região turística da Côte d'Azur.


A cidade apresenta um ar medieval e um fato super curioso é que a cidade antes de ser conhecida por sua comercialização de perfume, ela era conhecida por comercializar couro, até que um de seus artesãos teve a brilhante ideia de aromatizar um par de luvas que foi vendido a Rainha da época, Catarina de Médici, esposa do Rei Henrique II.

Esse fato curioso se espalhou na corte francesa, que procurou o artesão para fabricar outras peças nos mesmos moldes. A criação foi tão empolgante e positiva que os outros artesãos viram a possibilidade para tocar a fabricação de perfumes que acabou tornando-se o carro chefe da pequenina cidade.

https://br.france.fr/pt/lyon/artigo/os-perfumes-da-franca
Na cidade, nós escolhemos a Fragonard, uma das mais antigas fábricas de perfume de Grasse, criada em 1926, o seu nome é uma homenagem a Jean-Honoré Fragonard, pintor do século 18 que era filho de um perfumador.

A fábrica contém um museu que é uma parada rápida e obrigatória que lhe dá uma compreensão básica do mundo dos perfumes, o tour é super interessante e o melhor de tudo, é gratuito e eles ainda disponibilizam uma visita guiada que começa a cada 20 minutos e tem duração aproximada de 30-45 minutos, nele você aprende um pouco sobre características do edifício, da companhia e a história dos perfumes ao longo dos anos, Atenção esteja preparado para testar o seu olfato e tentar identificar os diferentes aromas.
No início da visita, as várias fotos e relíquias te ajudam a entender um pouco mais sobre a história da empresa Fragonard.
        

Vocês sabiam que a fragrância de um perfume vem de uma variedade de plantas e até mesmo de secreções animais? Para criar ama fragrância, uma série de matérias-primas com diferentes notas são combinadas. Para preparar um perfume, o perfumista (que é quem desenvolve), escolhe um aroma chamado de aroma básico e vai adicionando óleos essenciais e fixadores, tornando a fragrância duradoura.

 


Para se preservar o perfume, é preciso que evite a umidade, luz do sol e temperaturas altas, para tal, a Fragonard desenvolveu um frasco de metal que permite que o perfume seja armazenado por mais tempo.
De acordo com a proporção de fragrâncias, os perfumes são divididos em essência de parfum (25-30%), essência de eau de parfum (15%), água de toilette eau de toilette (8-10%) e água de colônia (5%).

De acordo com os diferentes perfumes, o uso de diferentes métodos, colônias e águas de toilette podem pulverizar todo o corpo e cabelo; as fragrância e perfumes só precisam de algumas gotas no pulso e no pescoço. Lembre-se que, após a pulverização, não esfregue para evitar o calor de fricção gerado, que pode levar à destruição de moléculas de perfume.
Uma coisa super interessante é que ao final do tour você ainda pode criar uma fragrância personalizada para levar para casa e todos os perfumes são vendidos a preço de fábrica no local.

Esse post fazer parte de uma blogagem coletiva, confira abaixo os blogs participantes.
Expedições em Família - O que fazer nas regiões brasileira
Mai Viagens: Byron Bay: Turismo de experiência rural na Austrália

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que post sensacional "Uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard". Eu já havia falado com meu marido que quando fôssemos para a França, gostaria de viver a experiência de conhecer as fábricas de perfumes e comprar um monte! rsrs. Brincadeiras à parte, gostei de saber que existe essa possibilidade e sei que vou aproveitar bastante! Muito obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa experiência numa fábrica de perfumes. Mas confesso que teria medo de usar o perfume criado por mim!!! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Amei essa experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard !!!!! Eu amo perfume e com Certeza ia querer criar uma fragrância!

    ResponderExcluir
  4. Caramba não sabia que perfumes eram feitos da secreções animais. Fiquei chocada! Adorei aprender com sua experiência na fábrica de perfumes!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoraria viver essa experiência pela fábrica de perfume da Fragonard! Não sabia dessa possibilidade e dessas curiosidades na fabricação! Uma ótima opção de turismo de experiência

    ResponderExcluir
  6. Que experiência top essa, amei a possibilidade de ter um perfume criado por mim. Já quero fazer essa visita a fabrica de perfume Fragonard também.kkkk

    ResponderExcluir
  7. Imagino que deve ter sido um passeio incrível. Sou farmacêutica a não tenho dúvidas de que iria amar. Uma amiga química visitou a fábrica há dois anos, e disse gostou muito também. Imagina estar num lugar onde usam as técnicas de extração que só vemos nos livros? Momento nerd total. Amo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia, nunca tinha visto. Mas eu e marido somos alérgicos, o cheiro é forte na fábrica?

    ResponderExcluir

Olá, obrigada por visitar o nosso site, deixe aqui o seu comentário

recent posts