5 belíssimos e famosos jardins franceses

   Além de belíssimas arquiteturas, história e pintores famosas, a Franças também é famosa por ter belíssimos jardins. Quem não gosto de no meio de tantas construções de concreto apreciar também um belíssimo jardim com flores de diversos tipos e cheio de cores? 

   Confira abaixo alguns dos jardins mais bonitos que conhecemos na França e que merecem ser visitados.

1 - Jardins de Tuileries

Esse fica situado no coação de Paris entre o Museu do Louvre e a Praça da Concorde, foi o primeiro jardim público da cidade.

O jardim em estilo florentino, leva esse nome devido às fábricas de “tuilles” ou telhados, que antes estavam instaladas no local.

Contando um pouquinho da história, os jardins eram palco de festas luxuosas nas quais os convidados desfrutavam entre espaços verdes, fontes e esculturas, nessa altura os jardins eram cercados muros altos que protegiam a privacidade da alta sociedade.

Quando a nobreza foi transferida para Versailles, o palácio e os jardins ficaram abandonados e a mando de Napoleão, o jardim passou a se incorporar ao museu do Louvre na mesma época em que ele ordenou a construção do Arco do Triunfo do Carrossel.

Nos anos de 1870, o Palácio de Tuileries foi destruído pela Comuna de Paris, mas os jardins estão preservados até hoje como jardins públicos.


2 - Jardins do Palácio de Versailles

Além da visita pelo encantador palácio de Versailles, que faz um passagem importante na história da frança por ter sido a residência oficial dos monarcas franceses, os jardins do palácio são um excelente exemplo de um clássico jardim francês.

Uma informação importante é que o acesso aos seus jardins é gratuito para todo mundo nos primeiros domingos dos meses de novembrodezembrojaneirofevereiro e março.

Eles foram projetados por André Le Nôtr e até hoje os jardins se mantém praticamente como nos tempos de Luís XIV, com cerca de 800 hectares, os novos jardins do Palácio de Versalhes tinham como principal função impressionar quem os visitasse, deviam exprimir através das suas fontes e estátuas a grandiosidade da França e do seu rei. 


 



3 - Villandry 

Não podíamos deixar de falar do Vale do Loire, o Château de Villandry que tem os seus jardins como principal atrativo.

Na nossa opinião, esse é um dos jardins que mais impressionam na franças, ele fica em volta do castelo e é divididos em três níveis. A primeira data de construção foi em 1536 por Jean Le Breton sob influência dos jardins renascentistas italianos.

O atual Jardim, é da data de 1906, quando Dr. Joachim Carvalho comprou o palácio e restaurou e criou os maravilhosos jardins que você pode ver nos dias atuais.

Há possibilidade de visitar somente os jardins por 7 euros.


 



4 - Jardins de Chenonceau

Ainda falando sobre o vale do Loire, o castelo Chenonceau é um dos mais belos castelos da região, construído e administrado por mulheres e conhecido como o Château des Dames.

Contam-se dois jardins principais: o jardim de Diane de Poitiers e o jardim de Catarina de Médici. 

O jardim de Diane de Poitiers, neste jardim desfrutam-se belas vistas sobre as margens e sobre o próprio palácio, delimitado por muros enfeitados com vasos de flores e uma linda fonte.

À direita fica o mais íntimo jardim de Catarina de Médici, com um tanque central, do qual se descobre a fachada oeste, a decoração é baseada em 5 painéis de grama ornamentados com aproximadamente 1500 pés de lavandas, além de poderem desfrutar de um belíssimo labirinto com mais de 1.500 m² com aproximadamente 30 metros de altura.

A troca das decorações florais dos jardins na Primavera e no Verão necessita de 130.000 plantas criadas na propriedade para serem plantadas.



 


5 - Jardim de Luxemburgo


Jardim de Luxemburgo é o maior jardim da cidade de Paris com mais de 22 hectares. É um local muito visitado por moradores locais que no verão estão sempre por lá, comendo ou lendo algum livro, mas que também é querido dos turistas para descansar depois de um dia intenso caminhando pela belíssima Paris.

Além disso, o local recebe eventos como shows e exposições. 

Entre as diferentes áreas para as crianças brincarem, se destaca o estanque situado junto ao Palácio de Luxemburgo, onde é possível alugar pequenos barcos de vela para controlar com uma vara, como se fazia nos velhos tempos. 


 


Esse post fazer parte de uma blogagem coletiva sobre #destinosdenatureza, confira abaixo os blogs participantes.

Comentários

  1. gente... sem explicação esses jardins franceses. São lindos demais, passaria um dia todo fácil em cada um deles...só estender uma canga e curtir o solzinho europeu. Amei teu post :)

    ResponderExcluir
  2. Que saudade esse post me deu! Os Jardins de paris são mesmo belssimos e muito famosos né? Ainda não conheci o Jardins de Chenonceau, mas já quero.kkkk

    ResponderExcluir
  3. França, que país lindíssimo! Eu tinha um sonho de conhecer os jardins de Versalhes e quando fui, realmente fiquei super encantada. Os jardins da região do Loire sao realmente maravilhosos. Tive a oportunidade de voar de balão sobre o Castelo e jardim de Chenonceau, uma maravilha!!! Que bom poder relembrar desses lugares maravilhosos.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a França, esses jardins realmente são belíssimos!!!!
    Alessandra Kleis

    ResponderExcluir
  5. Que saudades me deu da França agora, dos 5 não conheço 2 dos jardins citados, uma boa justificativa para voltar.

    ResponderExcluir
  6. Siiim, são belíssimos esses jardins franceses, merecem toda fama que têm. Visitei e amei de paixão todos eles. Boas indicações, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  7. Realmente belíssimos e famosos esses 5 jardins franceses. Lugares que você pode voltar várias vezes sem se cansar. Lugares para serem desfrutados.

    ResponderExcluir
  8. Realmente belíssimos esse jardins franceses! Merecem ser famosos. Só conheci dois dessa lista! Fiquei com muita de vontade de conhecer os outros depois que li esse post! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Que especial este post e inspirador!! Amei as suas dicas sobre os 5 belíssimos e famosos jardins franceses como áreas verdes para passeios! O jardim de Luxemburgo é belíssimo!

    ResponderExcluir
  10. A França e seus belíssimos jardins sempre me encantaram. Adoro passear por esses lugares, sem rumo, apenas para apreciar o lugar. Conheço 3 dos listados no seu post e deu muitas saudades. Muito legal. obrigada pelas informações

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, obrigada por visitar o nosso site, deixe aqui o seu comentário

Postagens mais visitadas